Arte Urbana: Conheça a Arte Expressa nas Ruas +20 Murais de Grafite
CURIOSIDADES
A arte urbana engloba diferentes tipos de manifestações artísticas como grafite, estêncil, estátuas vivas, esculturas, movimentações literárias, cartazes e etiquetas adesivas. No espaço público, a arte urbana ao ser expressa tem como objetivo despertar reflexões no público passante, bem como, comunicar lutas, protestos e denúncias que abrangem questões sociais e políticas.
No Brasil e no mundo, a arte urbana tem conquistado cada vez mais reconhecimento e seguidores. Por isso, se você aprecia essa forma de manifestação artística e deseja incorporá-la em seus projetos arquitetônicos, eu te convido a ler esse conteúdo. Neste post, vamos destacar informações relevantes sobre a arte urbana, bem como, compartilhar vários murais feitos em grafite por artistas talentosos. Confira!
O que é arte urbana?
A arte urbana, também conhecida em inglês como urban arts, contempla diferentes formas de manifestações artísticas como pinturas, grafites, esculturas, apresentações de caráter teatral, musical ou circense, cartazes e estátuas vivas. Essas manifestações artística acontecem em ambientes públicos (ruas, edifícios, casas, túneis, viadutos…) e interagem diretamente com o público passante.
Qual é a importância da intervenção urbana?
O propósito que norteia a prática da arte urbana é justamente trazer acessibilidade, visibilidade e contemplação de uma arte que antes era apenas expressa em lugares ditos “consagrados” como teatros, cinemas, bibliotecas e museus e, portanto, restrito a apenas uma parcela da população.
Para os artistas, a arte urbana não precisa de movimento cultural nem de reconhecimento para acontecer, ela só precisa da rua. Por meio da arte urbana, é possível despertar reflexões no público passante, bem como, comunicar lutas, protestos e denúncias que abrangem questões sociais e políticas.
Quais são os tipos de arte urbana?
- Grafite: considerado a manifestação mais popular da arte urbana. Frases e desenhos geralmente feitos com sprays cobrem paredes de casas, edifícios, túneis e ruas. Com o passar do tempo, a arte urbana feita em grafite foi evoluindo e hoje é possível encontrar obras em 3D e que interagem com a natureza local.
- Estêncil: arte muito semelhante ao grafite. Essa manifestação artística usa papel recortado como molde e o spray para fixar frases e desenhos;
- Estátuas vivas: os artista se apresentam ao público pintados e caracterizados como forma de entretenimento turístico;
- Apresentações individuais ou em grupo: essas apresentações podem ter caráter teatral, musical ou circense;
- Etiquetas adesivas: também conhecida como sticker art, essa arte vem da forma de expressão de colar adesivos com mensagens ou imagens em espaços públicos;
- Cartazes: modelo de intervenção urbana onde cartazes são fixados pela cidade;
- Manifestações literárias: uso de poemas expressos nos bancos, postes, paredes, etc;
- Esculturas ou demais instalações: objeto ou material criado para provocar uma reflexão no público passante e uma mudança no cenário local.
Qual a origem da arte urbana?
Segundo registros na história, pode-se dizer que a arte urbana surgiu na Grécia Pré-Socrática, por meio dos aedos (cantores) homéricos que discursavam em versos e música, a fim de envolver o público com sua melodia.
Na idade Média, a arte urbana era transmitida por meio dos trovadores, artistas da nobreza responsáveis por recitar versos, melodias, poesias e histórias cantaroladas nas festas das cidades e nos palácios.
Na década de 70, a arte urbana marca presença na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, com uma característica mais dinâmica e temporária.
Veja também: Aprenda a fazer mistura de cores e crie projetos incríveis
Como é a arte urbana no Brasil?
No Brasil, os primeiros traços da arte urbana apareceram por volta da década de 70, mais especificamente na cidade de São Paulo, por meio da arte urbana expressa em grafite nas paredes das casas, edifícios e túneis.
Vale comentar que a arte urbana expressa em grafite surgiu em um período muito turbulento no país, marcado pelas repressões e censuras causadas pela Ditadura Militar no Brasil. No início, não se tinha preocupação estética com as imagens e desenhos, bastava apenas que elas fossem legíveis de forma a transmitir a inquietação e insatisfação da sociedade.
Eduardo Kobra, Os Gêmeos, Binho Ribeiro, Crânio, Anarkia Boladona (Panmela Castro), Nunca, Alex Hornest, Nina Pandolfo, Zezão, Nick Alive, Mari Pavanelli, Tinho, Paulo Ito e Diego Mouro são alguns dos grafiteiros talentosos que espalham a arte urbana em diferentes cantos do nosso país e mundo a fora.
Natureza e arte urbana mudam a paisagem das ruas
Quando a natureza e a arte urbana se misturam, a representatividade e o significado da obra se tornam ainda mais especiais e valorosas. Isso porque, além desses espaços chamarem a atenção do público passante, eles também divertem mais do que a maioria dos projetos sem essa interação.
No entanto, este se trata de um trabalho diferenciado, uma vez que o artista tem que procurar um local adequado para sua criação, bem como, ter consciência de que os elementos da natureza não são estáticos e permanentes e, por isso, sua arte urbana expressa em grafite também não será.
Canteiros de plantas, árvores e muro verde são alguns dos elementos da natureza que normalmente são utilizados para interagir com a arte urbana feita em grafite.
Confira mais algumas intervenções artísticas em grafite espalhadas pelo Brasil e mundo
Qual desses exemplos de arte urbana você mais gostou? Compartilhe com a gente nos comentários!
Sem comentários:
Enviar um comentário