A memória do consumo e do entretenimento está arraigada à simbologia dos letreiros de neon, assim como sua marca no urbanismo das cidades, onde caracterizou historicamente territórios afetivos pelo mundo todo, como Time Square e China Town, em Nova Iorque ou a Liberdade e o Baixo Augusta, em São Paulo.Dessas memórias se vale o artista para produzir um pensamento crítico, criando emaranhados de letras, logos e resíduos de propagandas imaginárias que se entrelaçam a amalgamam para formar estruturas de luz.
Essas estruturas estão prontas para se transformar em ocupações interativas com o uso de sensores e temporizadores para exposições indoor e outdoor, contribuindo para uma lúdica interação com os públicos mais diversos. O colorido dos gases e vidros policromados criam efeitos pictóricos surpreendentes e vibrantes quando vistos em movimento, quando se dá a volta em torno das montagens escultóricas de Jordão, sejam das esferas gigantes ou das miniaturas.
O gás neon serve como condutor de poesia nas instalações do brasileiro Ale Jordão.
Entre a iluminação dos ambientes e a sinalização dos espaços, o artista aproveita a memória afetiva que se agrega a cada peça feita com neon.
Dmidia Letreiros Comunicação Visual |
A palavra neon vem do grego e significa novo. O gás vermelho-fogo – que foi rebatizado de neônio – tem um irmão bastardo chamado argônio, cuja coloração branca permite que se crie outras cores ao ser colocado dentro de tubos de vidros verdes, azuis ou amarelos. Logo se descobriu que o pó “. ” inserido dentro do tubo de vidro também permite uma iluminação colorida. Assim, no auge do uso do neon, nos Anos 50, existiam 50 cores diferentes no mercado e, agora existem mais de cem tonalidades disponíveis.
A Dmidia fabricante de neon e letreiros. Uma das coisas que mais me atraem no mundo do design são os letreiros, tanto aqueles pintados manualmente quanto os luminosos, cujo neon acrescentou estilo e charme a muitas lojas no passado Desde que a Dmidia existe no mundo da comunicação visual. Por isso, fiquei encantada com o trabalho do fotografo Marc Shur, que retrata essas peças em seu site. Uma bela fonte de inspiração!
Dmidia Letreiros Comunicação Visual |
Dmidia Letreiros Comunicação Visual |
Dmidia Ltreiros Comunicação Visual |
Dmidia Ltreiros Comunicação Visual |
instalação de Alê Jordão para a exposição I Love SP, na Choque em 2019 |
Imagens de escultura de parede que impressionam pela ousadia: #parede #instagram #interiores #dmidia #luminarias #demesa #neon #letreiro #quarto #salasimples #letreiros #letracaixa #neon #decoracao #dmidia #luminoso #iluminacao #quarto #sala #letrasdecoradas #letrasbonitas https://dmidiiacomvisual.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário