Muitas são as explicações sobre o que vem a ser identidade e comunicação visual para empresas. Primeiramente é preciso entender que está relacionado em como uma marca gostaria de ser vista, lembrada.
Segundo nosso especialista e designer e responsável pela Dmidia Comunicação Visual, comenta que a identidade e comunicação visual estão relacionadas com os principais conceitos em torno de uma marca, como uma espécie de DNA.
“Ninguém precisa fixar os olhos sobre o símbolo do McDonald´s, por exemplo, para saber que se trata da maior rede de fast food do planeta. Basta olhar de relance e é facilmente reconhecido. A identidade e comunicação visual para empresas possibilita esse fácil reconhecimento”, podemos dizer assim.
Mas não é só o reconhecimento visual que está por trás desses conceitos de identidade e comunicação visual, a ideologia por trás das marcas também deve ser reconhecida pelo público. Por isso, confira abaixo algumas das empresas com identidade visual e design marcantes.
Empresas com identidade visual e design marcantes – Confira
Por trás da identidade e comunicação visual para empresas está a cultura do negócio, a sua trajetória e aquilo que ela deseja transmitir ao seu público. Confira abaixo algumas das maiores marcas do mundo e suas características.
Google
O gigante buscador Google, já realizou inúmeras mudanças em seu logotipo, mas sempre respeitando as suas cores, o que ajuda a preservar a sua identidade visual.
“Atualmente as cores estão mais claras e uma das características mais marcantes também são os doodles divertidos e interativos, que não se sobrepõem às cores do logotipo. A ideia é enfatizar a fácil interação, a vivacidade das cores e fácil usabilidade de uma das ferramentas virtuais mais utilizadas do planeta”, explica Chezzi.
Apple
O gigante buscador Google, já realizou inúmeras mudanças em seu logotipo, mas sempre respeitando as suas cores, o que ajuda a preservar a sua identidade visual.
“Atualmente as cores estão mais claras e uma das características mais marcantes também são os doodles divertidos e interativos, que não se sobrepõem às cores do logotipo. A ideia é enfatizar a fácil interação, a vivacidade das cores e fácil usabilidade de uma das ferramentas virtuais mais utilizadas do planeta”, explica Chezzi.
Apple
Essa é uma das maiores empresas do mercado online e mesmo diante da crise por conta da pandemia de Covid-19 é uma das empresas que mais vende no mundo. Na Amazon é possível vender qualquer produto por meio de sua plataforma, a logomarca é simples e a seta que liga as letras A a Z, mostram que pode se encontrar de tudo na empresa.
Wikipédia
Essa é a principal ferramenta inicial de pesquisa de qualquer usuário que queira se aventurar na internet. Esse projeto que funciona como enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue, tem o objetivo que oferecer conteúdo livre, de maneira objetiva e verificável, ou seja, possibilita a edição e melhora do conteúdo.
O logotipo é representado por um globo formado por quebra-cabeças com uma peça faltando, que mostra a natureza “incompleta” do site, ou seja, está apto a sempre ser melhorado.
Dell
A Dell é considerada uma das empresas mais importantes do segmento de hardware de computador. A letra E inclinada tem como significado “mudar o mundo” ou ser diferente.
Como empresas constroem uma identidade visual
A definição de logo, símbolo, tipografia, entre outros elementos, faz parte da identidade e comunicação visual de uma marca.
“As pessoas precisam facilmente identificar a marca por meio das cores, por isso esse é um dos processos mais complexos para muitas empresas, e por isso, é tão importante contar com uma empresa especialista ao desenvolver qualquer projeto de comunicação visual relacionado à marca”, conclusão!
A definição de logo, símbolo, tipografia, entre outros elementos, faz parte da identidade e comunicação visual de uma marca. A letra D não é significativo, e nem tem como significado “mudar o mundo” ou ser diferente.
Adicionar um comentário